OQD

Temos por objetivo
auditar a qualidade
da democracia

Estudo sobre a participação política da juventude

Um estudo sobre as formas de participação política dos jovens em Portugal, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian

Estudo sobre a participação política da juventude

Um estudo sobre as formas de participação política dos jovens em Portugal, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian

O QUE É O OBSERVATÓRIO DA QUALIDADE DA DEMOCRACIA (OQD)?

O Observatório da Qualidade da Democracia (OQD) é um programa de investigação permanente do Instituto de Ciências Sociais que promove e organiza projectos focados nas diversas características, no funcionamento e na qualidade dos regimes democráticos.

TEMAS

O OQD REALIZA E FOMENTA ESTUDOS EM DIVERSOS TEMAS DE INVESTIGAÇÃO ENTRE OS QUAIS ESTÃO:

QUALIDADE DA DEMOCRACIA
O OQD realiza estudos que buscam avaliar e diagnosticar a qualidade da democracia em Portugal. Tendo em vista que a democracia é um conceito e uma realidade multidimensional, algumas perguntas que o OQD busca responder são: o que os portugueses esperam da democracia? Como avaliam as suas múltiplas dimensões?
ATITUDES E COMPORTAMENTOS DOS CIDADÃOS RELACIONADOS À TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA
Procura-se perceber como o passado influencia as atitudes e o comportamento político em Portugal: existe algum impacto da memória de democratização na forma como os cidadãos encaram a política hoje? Que legados deste processo da transição democrática podemos evidenciar em Portugal hoje em dia?
JUVENTUDE E POLÍTICA
Pretende-se retratar a juventude portuguesa no que diz respeito a dimensões como emprego, política, mobilidade e lazer, centrais para a compreensão tanto do presente como do futuro de Portugal.

PUBLICAÇÕES

O OBSERVATÓRIO PUBLICA DIVERSOS ESTUDOS RELACIONADOS AOS SEUS TEMAS DE INVESTIGAÇÃO E BUSCA CONTRIBUIR COM A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE A DEMOCRACIA EM PORTUGAL.

PORTUGUESE DEMOCRATISATION 40 YEARS ON: ITS MEANING AND ENDURING LEGACIES
(Marina Costa Lobo, Antônio Costa Pinto & Pedro C. Magalhães)
South European Society and Politics, 2016
In this article, some of the main findings concerning the meanings and legacies of 25 April 1974 are presented, drawing on the findings of two surveys focusing on Portuguese attitudes towards 25 April and fielded in 2004 and 2014, respectively, to a representative sample of the Portuguese population.
EMPREGO, MOBILIDADE, POLÍTICA E LAZER: SITUAÇÕES E ATITUDES DOS JOVENS PORTUGUESES NUMA PERSPECTIVA COMPARADA
(Marina Costa Lobo, Vítor Sérgio Ferreira & Jussara Rowland)
Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, 2015

Os jovens constituem um grupo social onde os desafios colocados exigem um estudo mais aprofundado. Podemos afirmar que este grupo social tem sido desproporcionalmente afetado pela presente crise económica. O inquérito à opinião pública sobre o qual se baseia o Relatório foi realizado entre 6 e 17 de Março de 2015. O universo incluiu indivíduos com 15 anos e mais, residentes em Portugal continental.

POLICY BRIEF A QUALIDADE DA DEMOCRACIA EM PORTUGAL
(Marina Costa Lobo)
Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, 2014
Neste relatório o que pretendemos fazer é um breve retrato do estado da qualidade da democracia em Portugal hoje. Concluímos que a democracia em Portugal se encontra perante um conjunto de desafios muito significativo.