Em curso

 

#DemocraciaEmCasa – Actividades para crianças e jovens com 8+ anos

O nosso trabalho no Observatório da Qualidade da Democracia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa tem nos levado ao tema da democracia e da relação dos jovens com a política. Ao longo dos anos, temos participado em várias iniciativas de sensibilização dos jovens para diversas questões políticas. Neste tempo de confinamento, pensámos que seria interessante criar um breve itinerário de actividades, a pensar especialmente nos mais novos.

As actividades são simples. Espera-se que, em casa, possam ajudar a passar estes tempos difíceis, envolvendo pais e filhos/as numa conversa lúdica e didática sobre a nossa democracia. As actividades foram pensadas para demorar uma tarde, ou vários dias.

 

Ver documento

 

Incluímos também alguns links para vídeos e artigos que precisam de algum acompanhamento dos pais. O quiz sobre questões políticas serve para qualquer pessoa testar os seus conhecimentos sobre a política nacional, incluindo os adolescentes aí em casa.

Se quiserem partilhar as vossas respostas ou os vossos desenhos connosco no twitter (escrevendo para @MarinaCostaLobo e @EdalinaSanches ) gostávamos muito de os receber. Divulgaremos os vossos contributos através das redes sociais.

 

 

Índice da Qualidade da Democracia (IQD)

O Índice da Qualidade da Democracia (IQD), nasceu em 2017 com o objetivo de monitorizar a qualidade da democracia nos países de língua portuguesa. Trata-se de um inquérito online as especialistas das mais variadas áreas das ciências sociais e humanas, sobre um conjunto de dimensões da democracia.

O IQD contempla cinco grandes dimensões e um conjunto de 59 questões que medem as características ideais de uma democracia:

1) Direitos dos Cidadãos e Estado de Direito;

2) Representação Política;

3) Governabilidade e Responsabilidade Política;

4) Sociedade Civil e Participação;

5) Dimensão Internacional da Democracia.

questionário e a metodologia do IDQ já foram implementadas em outros projetos internacionais (Democratic Audit Fundácion Alternativaso que potencia o grau de comparabilidade dos dados. A matriz do questionário mantêm-se igual mas as questões são sempre adaptadas à realidade e ao contexto político e social do país visado.

Em 2018 foi lançado o IQD Portugal e em 2019 o IQD Cabo Verde, e neste momento está em curso o IQD Angola. Todos os estudos envolvem parcerias com investigadores e universidades nacionais dos países onde o estudo é implementado.

.